5 dicas para não errar na compra do seu ar condicionado split

O ar-condicionado tornou-se um item de necessidade na vida dos brasileiros, devido ao clima tropical no qual vivemos e, principalmente nas regiões mais quentes onde algumas pessoas naõ abrem mão de ter o aparelho em casa. Porém, você deve estar atento a alguns fatores antes da escolha do seu ar condicionado para não jogar dinheiro fora e ao final da instalação não haver surpresas. Vamos lá!

1.Dimensionar seu ar-condicionado da maneira correta

A potência de um aparelho de ar condicionado é medida em BTU, British Termic Units. Essa unidade de medida representa a capacidade que um ar condicionado tem de refrigerar ou aquecer um ambiente.

O primeiro e principal erro cometido na hora de comprar um ar-condicionado é dimensionar mal a quantidade de BTU/h necessárias para climatizar o local de instalação. Um aparelho mais potente que o necessário, pode baixar demais as temperaturas e causar desconforto enquanto que um mais fraco não será capaz abaixar a temperatura até o ponto que você deseja.

2.Avaliar o local em que o ar-condicionado será instalado

O aparelho deve ser instalado em um local sombreado, arejado e de fácil acesso para manutenção, o calor em excesso pode gerar aumento no consumo de energia do aparelho e a dificuldade de acesso pode gerar risco a saúde devido a falta de manutenção.

Além disso, no caso dos aparelhos de janela e dos Split é preciso cuidado com a orientação sobre alterações na fachada do imóvel.

Condomínios e prédios geralmente impõem regras e limitações na alteração de suas fachadas, esteja atento a isso para evitar transtornos com a administração do condomínio.

3.Checar a rede elétrica antes da compra

Verifique a disponibilidade em sua residência da tensão de 220v. Geralmente, os aparelhos de ar condicionado possuem alimentação de 220v. Sendo assim, sua rede elétrica deve suportar esse tipo de alimentação.

Caso a tensão da sua rede elétrica seja diferente da tensão de alimentação do aparelho, o mesmo pode vir a queimar ou não funcionar corretamente. Antes de realizar a compra verifica a tensão de sua rede com um profissional especializado.

4.Escolha pensando nos benefícios e não no preço

Outro grande erro cometido é escolher o aparelho pelo preço sem estar atento aos benefícios e gastos futuros.

Um exemplo são os aparelhos de ar condicionado do tipo Split inverter, que possuem uma eficiência energética muito maior do que os modelos de janela, consumindo até 60% menos energia elétrica em relação aos modelos de janela. Você adquiriu um aparelho que a principio é um pouco mais caro para ganhar em economia durante toda sua vida útil.

5.Esteja atento a localização interna do aparelho

O ar-condicionado não é um item de decoração. No entanto, muitos consumidores ficam preocupados demais em “escondê-lo“ por questões estéticas, e se esquecem dos fatores técnicos e que o aparelho precisa de condições mínimas para operar com eficiência.

Colocar o aparelho atrás de móveis e cortinas pode atrapalhar a circulação do ar, o que, consequentemente, compromete a capacidade de refrigeração do ar- condicionado. Por isso, pense bem no local que será  feita a instalação antes mesmo de fazer sua compra.

Aprenda com os erros cometidos por outros e evite problemas na hora de fazer a aquisição do seu ar-condicionado!

E se ficar com alguma dúvida, entre em contato que estamos prontos para lhe ajudar!

1 Comment

Post A Comment